quarta-feira, 6 de agosto de 2008

EM QUEM VOTAR?

As eleições estão se aproximando e a campanha eleitoral está começando a esquentar, a aflorar como principal pauta de debate em todos as rodadas de conversa da cidade, fato que de certa forma faz bem e desperta o senso de curiosidade, de criticidade da população, ainda que de forma tímida.

É bastante comum se observar nesses círculos de bate papo as pessoas definindo seu voto para candidatos em troca de um determinado favor, ou porque acha esse que vai se eleger e, portanto não quer perder seu voto, ou simplesmente porque tem simpatia pela sua pessoa, etc, etc, são muitas as respostas que motivam um voto nessas situações.

O que menos se observa, é o eleitor procurando compreender a dinâmica das eleições, sua importância para a vida do seu bairro, da cidade, (...), do país, analisando de forma crítica as propostas expostas pelos candidatos, os métodos adotado para se eleger, ... em suma, a observação da vida candidato e especialmente a quem ele representa, se é a cidade ou se é seus próprios interesses.

Eleição é coisa séria, eleição deve ser encarada por todos nós, como o momento de maior expressão democrática, de optar por alternativas na política que possam contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da cidade, alternativas que demonstrem a partir da campanha um projete de compromisso, de participação, de mudança.

Nenhum comentário: